Durante a abertura do G20 Social nesta segunda-feira(20), uma voz divergente emergiu dos fundos do auditório da FIEPI. Raimundo Gutemberg, músico e conselheiro estadual dos Direitos Humanos, conhecido como Bai Bai, interrompeu o evento com um grito de liberdade, cantando: “Esperança Garcia, liberdade está escrito em teu nome”.
Antes de sua intervenção, a segurança particular tentou impedir Bai Bai, chegando a retirá-lo do auditório. Apesar disso, ele conseguiu retornar e expressar sua mensagem. Bai Bai denunciou a presença de microplásticos nos rios do Piauí e a ausência de políticas efetivas para resolver os muitos problemas sociais do estado. “Essa foi minha intervenção pra gente não ficar achando que tá tudo uma maravilha”, afirmou.
Embora suas palavras tenham sido fortes, nenhum representante da mesa comentou a intervenção de Bai Bai.
Confira imagens do evento:
De acordo com o Governo Federal, o objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. No entanto, a participação popular ainda parece restrita.