A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que seis pessoas continuam internadas depois do ataque de um adolescente de 16 anos contra duas escolas do distrito de Coqueiral, em Aracruz (ES), na manhã desta sexta-feira (25). As vítimas são atendidas em três instituições hospitalares.
Três professores foram encaminhados para a cidade de Serra (ES). O estado de saúde delas é considerado grave. As vítimas de 38, 45 e 52 anos, com perfuração no corpo e foram submetidas a cirurgias no Hospital Estadual Doutor Jayme dos Santos Neves.
Outra professora, de 58 anos, encaminhada para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, possui estado de saúde estável. Dois alunos internados no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória estão em estado gravíssimo. Um menino de 11 anos atingido no abdômen e uma menina de 14 anos ferida no crânio e que está atualmente entubada. Segundo a Sesa, ao todo foram atendidas 16 vítimas, com três mortes nos locais do ataque.
Ataque
A ação do adolescente teve início por volta das 9h30 e começou pela Escola Estadual Primo Bitti, onde ele arrombou o cadeado de um dos acessos e fez disparos na sala dos professores, causando duas mortes e deixando vários feridos. Em seguida, o atirador entrou em um carro e se dirigiu ao Centro Educacional Praia de Coqueiral, uma instituição privada. No local, efetuou novos disparos, tirando a vida de uma aluna e ferindo outras vítimas.
O adolescente foi apreendido horas depois pela Polícia Civil. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o adolescente não tinha um alvo definido e que ele pode ter agido sob estímulo de grupos extremistas, que se organizam de forma virtual dentro e fora do Brasil.