Um veículo ocupado por uma família inteira capotou na cidade de Francisco Ayres na manhã do último sábado (14) na BR-343. O condutor informou à Polícia Rodoviária Federal que a chuva ocasionou o acidente. No carro estavam pai, mãe e três filhos.
O condutor, de 29 anos, não teve o nome revelado. De acordo com a PRF, o veículo modelo Siena que o homem estava dirigindo ‘aquaplanou’ e saiu da pista, em seguida capotou. Os filhos do motorista, que ocupavam o banco traseiro, tinham 1, 4 e 7 anos. As três crianças estavam ocupando dispositivos de segurança adequados para o transporte infantil de cada faixa etária: bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação, respectivamente.
Segundo a PRF, o uso correto dos dispositivos, garantiu a segurança das crianças presentes no acidente. O motorista, pai das crianças e a outra ocupante, mãe das crianças, também não se feriram.
Como não houveram vítimas, ou feridos, os envolvidos foram orientados pela PRF a preencher apenas uma Declaração de Acidente de Trânsito - DAT
Dispositivo de retenção para crianças (DRC):
Até 1 ano ou até 13 Kg: Bebê conforto;
De 1 a 4 anos ou entre 9 a 18 kg: Cadeirinha;
De 4 a 7,5 anos ou crianças com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg: Assento de elevação;
De 7,5 a 10 anos: cinto de segurança no banco traseiro.
Após 10 anos ou crianças com altura superior a 1,45m: já podem ser transportadas no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.
Mais informação confira na resolução CONTRAN Nº 277 DE 28/05/2008 que Dispõe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículos.