João Pereira de Sousa, comandante do Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município de Cajazeiras do Piauí, foi preso por violência doméstica contra a esposa e filha. O mandado de prisão preventiva foi emitido em decorrência da prática dos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência.
De acordo com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Picos, há pelo menos três inquéritos policiais abertos contra João Pereira por violência doméstica.
O policial encontra-se sob custódia do Batalhão da PM da cidade de Picos. A Polícia Militar emitiu uma nota informando que a prisão do comandante foi realizada em regime preventivo, destacando que não houve flagrante, e que a custódia do acusado pela PM é exigência do código de processo penal, por se tratar de um policial da corporação.
Confira a nota na íntegra emitida pela Polícia Militar:
"A Polícia Militar do Piauí, através do 4° BPM de Picos, esclarece que a prisão mencionada se deu mediante o cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Picos. Não foi uma prisão militar em flagrante. O 4° Batalhão de Polícia Militar ressalta ainda que está com a custódia do policial em razão da sua qualidade de policial militar, sendo uma exigência do código de processo penal."