A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI) anunciou que receberá um investimento de R$ 2,9 milhões para fortalecer a segurança nas escolas do Piauí. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) liberou esse montante, que será destinado ao policiamento ostensivo nas escolas por meio das rondas escolares e também para o monitoramento de possíveis ameaças à segurança das instituições de ensino piauienses na internet.
O investimento se deu por meio de um projeto apresentado pela Secretaria de Segurança, que foi selecionado dentre 241 projetos habilitados de todo o país. O Piauí ficou entre os três primeiros colocados nessa seleção, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais e Goiás.
Segundo informações do delegado Riedel Batista, coordenador de Planejamento da Diretoria de Gente e Planejamento da SSP/PI, o valor será dividido para a Companhia Independente de Policiamento Escolar da Polícia Militar e o setor de Inteligência da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática. Ele ressaltou que o edital do Ministério da Justiça foi uma medida emergencial para reforçar a segurança nas escolas e que o financiamento será utilizado para adquirir viaturas, computadores e equipamentos de informática destinados às investigações policiais.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou o edital com a lista dos aprovados nessa terça-feira (18), e o investimento será realizado por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).