Incêndio de grande proporção atinge fazenda e ameaça Serra das Confusões

Polícia Militar mobilizou um helicóptero para ajudar no combate contra os focos

Um incêndio de grande porporção tem preocupado autoridades do Piauí. Nesta quarta-feira (23), focos de incêndio atingiram uma fazenda na região de Canto do Buriti, Sul do estado, e devido ao alastrametro das chamas a um forte risco que o Parque Nacional da Serra das Confusões seja atingido. 

Diante das circustâncias, o Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) mobilizou, na tarde de hoje, um helicóptero multimissão em apoio ao Corpo de Bombeiros.

Foto: Governo do Piauí
Apoio ao combate de incêndios


Segundo a PM-PI, O helicóptero, com suas capacidades multifuncionais, desempenha um papel crucial no combate às queimadas. Equipado com o sistema "bambi bucket", uma bolsa capaz de conter 540 litros de água, a aeronave lança diretamente sobre as chamas, atuando no combate direto ao fogo. Para além disso, sua versatilidade permite que seja empregado para o transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de difícil acesso.


O coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP, ressalta que o helicóptero pode ser usado para transportar equipes de combate a incêndios para áreas distantes ou de difícil alcance, agilizando a resposta e a atuação no terreno. A aeronave também proporciona uma visão estratégica que permite à equipe de combate ao fogo tomar decisões mais eficazes no calor da ação.

Foto: Governo do Piauí
Apoio no combate a incêndios


"A aeronave pode ser utilizada de maneira versátil, como no estabelecimento de linhas de fogo contrário para conter a propagação das chamas. São esses aspectos que tornam a aeronave um recurso valioso em situações como essa. A equipe foi deslocada para a área para cumprir essa missão e fornecer apoio aos bombeiros e à defesa civil, de acordo com as instruções do comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes", explicou o coronel Gomes.

Leia também