Danilo Cavalcante, de 34 anos, condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua ex-namorada, Deborah Brandão, de 33 anos, em 2021, está sendo procurado pelas autoridades nos Estados Unidos, deixando comunidades no sudeste da Pensilvânia em estado de alerta.
Cavalcante conseguiu escapar da prisão do condado de Chester na manhã da última quinta-feira (31), levando as autoridades a iniciar uma busca intensa em uma área densamente arborizada no município de Pocopson e no condado de Chester, a cerca de 3 quilômetros de distância da prisão, localizada a cerca de 30 quilômetros a oeste da Filadélfia. O fugitivo havia sido condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.
A busca inicial se concentrou nessa área, mas recentemente foi expandida depois que uma câmera de segurança registrou Cavalcante em Longwood Gardens, um popular jardim botânico, a quase 5 quilômetros de distância da prisão, na noite de segunda-feira. A mudança no perímetro da busca foi motivada por essa descoberta, conforme explicou o tenente-coronel da Polícia do Estado da Pensilvânia, George Bivens, em uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira.
Cavalcante foi avistado pelas câmeras de segurança de Longwood Gardens às 20h21 (horário local), caminhando para o norte, e novamente às 21h33 (horário local), voltando para o sul. Embora sua aparência física permanecesse inalterada, as autoridades notaram que ele carregava uma mochila e um moletom com capuz. O fugitivo é descrito como um homem de 1,80 metro, 50 quilos, pele clara, cabelo preto desgrenhado e olhos castanhos.
Longwood Gardens é uma atração que abrange mais de 80 hectares de jardins exuberantes e formais, prados abertos e caminhos sinuosos. Como resultado da busca, a atração foi fechada temporariamente, incluindo o seu entorno.
Até o momento, foram relatados cinco "avistamentos confiáveis" de Cavalcante dentro do raio de busca original, informou Bivens. Além disso, o fechamento das escolas, incluindo o Distrito Escolar Consolidado Kennett e o Distrito Escolar Unionville-Chadds Ford, foi uma medida de precaução devido à proximidade da prisão e à preocupação com a segurança dos alunos.