Operação da Polícia Civil prende acusado de liderar grupo criminoso em Teresina

Italo Rafael já estava sob investigação desde maio deste ano

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira (27) a Operação Draco 64, no bairro Socopo, zona Leste de Teresina, resultando na prisão de Italo Rafael, conhecido como Samurai. Ele é apontado como um dos líderes de uma organização criminosa atuante na capital. 

A ação foi conduzida com base em um mandado de prisão preventiva.

Foto: SSP-PI

Segundo informações do delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Samurai está sendo investigado por sua participação em diversos homicídios e roubos na capital. O delegado destacou que o suspeito é considerado um membro influente de um grupo criminoso e é apontado como tendo um papel de liderança dentro da organização.

Foto: PCPI
Ítalo ja era investigado por envolvimento com facões

Entre os crimes atribuídos a Samurai está o assassinato do frentista Tiago Gomes de Oliveira, ocorrido em dezembro de 2022 na zona Sudeste de Teresina, que foi registrado por câmeras de segurança. Durante a operação de hoje, a polícia também apreendeu uma arma de fogo, um simulacro e várias munições.

Foto: PCPI
Um segundo suspeito também foi detido durante os cumprimentos de mandados

Italo Rafael já estava sob investigação desde maio deste ano, quando a Operação Lage foi deflagrada em uma ocupação no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste da capital, resultando na prisão de sete pessoas. A ação tinha como alvo uma facção criminosa que desafiava as forças de segurança pública com comunicações online. Além da prisão de Ítalo, outra pessoa foi detida, mas detalhes sobre seu envolvimento não foram divulgados ainda pela polícia.

Leia também