Vítimas dos homicídios na Praia de Atalaia em Luís Correia morreram por engano

Investigação aponta autores do crime, inclusive o mandante, e conclui falta de envolvimento das vítimas com facções criminosas

A Polícia Civil do estado do Piauí, concluiu e entregou à justiça o inquérito policial referente à tentativa de chacina ocorrida em 25 de junho de 2023, em um restaurante na praia de Atalaia, Luís Correia, que resultou em dois homicídios consumados e dois tentados, no qual, diante das informações adquiridas no correr das investigações concluiram a falta de envolvimento das vítimas com os autores, facções ou atividades criminosas.

Foto: Edição do Portal AZ/Reprodução

A investigação revelou que as vítimas fatais estavam na praia ouvindo música, e algumas delas faziam apologia ao crime e a uma facção específica. Membros de um grupo rival, cientes disso, dirigiram-se ao local armados, embora as vítimas não tivessem envolvimento com atividades criminosas.

De acordo com o delegado João Felipe, após uma minuciosa investigação, foi possível identificar os quatro autores diretos do crime, incluindo dois maiores de idade, identificados pelas iniciais F.J.D.S.G. e W.G.D.S., e dois adolescentes com iniciais F.A.S. e J.V.S.S. Os adultos estão sob prisão preventiva, e um dos adolescentes já havia sido internado provisoriamente.

O mandante do crime, líder de uma das facções criminosas da região, também foi identificado e indiciado. Ele permanece foragido com um mandado de prisão em aberto.

Além dos indiciamentos por homicídios consumados e tentados, todos foram indiciados por integrar uma organização criminosa, e a autoridade policial solicitou a decretação e manutenção da prisão preventiva dos envolvidos para preservar a ordem pública e a paz social.

A investigação contou com o apoio da Força-Tarefa de Segurança Pública de Parnaíba e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

Contexto do crime:

Dois homens, identificados como Francilvano Araújo Silva, de 38 anos, e Francisco de Assis Lopes Filho, de 33 anos, foram mortos a tiros em um bar na Praia de Atalaia, Luís Correia, litoral do Piauí. Outras duas pessoas foram atingidas pelos tiros, mas sobreviveram.

Segundo informações, as vítimas estavam na praia com um grupo de pessoas quando quatro indivíduos chegaram ao local em motocicletas e abriram fogo contra aqueles presentes. As vítimas eram de Teresina e estavam em uma excursão.

Acontecimentos anteriores:

Em julho, um adolescente suspeito de envolvimento no duplo homicídio foi apreendido pela Polícia Civil de Piauí.

Posteriormente, o segundo envolvido foi preso, comprovando a qualificação dos suspeitos no crime. O acusado completou 18 anos e é investigado em outros homicídios em Luís Correia.


Materia Relacionada:
Teresinenses são mortos a tiros durante excursão à praia em Luís Correia

Leia também