Bar da Thays será desapropriado e vai virar centro de convivência para jovens

A Secretaria de Segurança Pública solicitou hoje a desapropriação do terreno após mais uma operação do Draco no local

O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou nesta sexta-feira (3) que a Secretaria de Segurança irá solicitar a desapropriação do terreno onde está localizado o Bar da Thays, na zona Leste de Teresina. O local foi alvo de diversas operações das Forças Integradas de Segurança devido à sua utilização por organizações criminosas para a prática de diversos crimes. 

Foto: SSP/PI
Equipamentos de festa do local foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (3)

A decisão foi tomada após uma ação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) na manhã de hoje, que resultou na apreensão de equipamentos e no fechamento, mais uma vez, do estabelecimento.

Chico Lucas destacou que a interdição e desapropriação fazem parte das estratégias de combate ao crime organizado adotadas no Piauí, visando reprimir e prevenir o tráfico de drogas e outros crimes. Ele ressaltou a importância de oferecer oportunidades e espaços para a juventude, afirmando que é dever do Estado intervir para requalificar o local, transformando-o em um ambiente para diversão juvenil livre de drogas e criminalidade.

A desapropriação visa criar um Espaço de Convivência para a Juventude, em parceria com outras secretarias do governo, como Assistência Social, Esporte, Cultura e Juventude. O objetivo é oferecer serviços essenciais, como emissão de Carteira de Identidade Nacional, além de promover atividades culturais e de saúde mental para os jovens.

Essa iniciativa integra as ações de prevenção ao crime da Secretaria de Segurança Pública, que em 2023 criou a Superintendência de Cidadania e Defesa Social (SUCID) para abordar questões como defesa da criança, do adolescente, da mulher e da população LGBTQIAPN+. O coronel Elizete Lima, superintendente da SUCID, ressalta a importância de oferecer oportunidades saudáveis na área do esporte e lazer para a juventude, visando prevenir o envolvimento com o tráfico e a criminalidade.

Com essas intervenções, o objetivo é transformar o local em um ambiente de serviços comunitários e um espaço harmonioso de convivência para os jovens.

Leia também