Denarc prende empresário e irmão apontado como líder de grupo criminoso

Valdeci Lima, conhecido como Brizola, e seu irmão são acusados de extorsão e lavagem de dinheiro

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagrou na manhã desta sexta-feira (21) a Operação 31, que já resultou na prisão de 15 pessoas em várias zonas de Teresina. Entre os detidos estão Valdeci Lima, conhecido como Brizola, e seu irmão, dono de uma loja de calçados na capital, acusados de liderar um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e extorsão.

Foto: Reprodução
Até o momento 15 pessoas já foram detidas durante a Operação 31

Brizola foi capturado em sua residência na zona Leste da cidade. Ele possui uma extensa ficha criminal e é apontado como o principal líder de uma facção criminosa, com passagens por tráfico de drogas, tentativas de assassinato e até uma fuga de hospital. Segundo o Denarc, ele utilizava os comércios do irmão para lavar dinheiro proveniente de atividades ilícitas.

Foto: SSP/PI
Armas apreendidas durante as diligências

O Denarc cumpre um total de 34 mandados de prisão durante a operação, que é a maior dos últimos cinco anos em volume de detenções relacionadas ao tráfico de drogas. Além das prisões, foram apreendidas drogas, armas de fogo, carros de luxo e uma quantia considerável de dinheiro.

A operação teve início após uma investigação de receptação que desvendou uma série de crimes, incluindo roubos e homicídios, culminando na emissão dos mandados de prisão preventiva.

As autoridades destacaram ainda que os irmãos utilizavam a fama criminosa de Brizola como meio de intimidação para realizar extorsões, frequentemente recorrendo à agiotagem.

Leia também