O Major Marques, subcomandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Piauí, alcançou o primeiro lugar entre os estrangeiros no 43° curso de Restabelecimento e Manutenção de Ordem Pública Internacional, realizado na Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) em Lisboa, Portugal.
O oficial permaneceu 30 dias na capacitação, tendo sido selecionado pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais entre todos os concorrentes do Brasil. O Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, celebrou a conquista, destacando a importância do feito para a corporação e o estado do Piauí.
“A vaga veio para o Piauí. Ele passou cerca de 30 dias em Lisboa, Portugal, na Guarda Nacional Republicana, na USHE. Ele esteve lá fazendo o curso de Choque Montado e para nossa alegria e nossa satisfação, ele foi o primeiro colocado entre todos os estrangeiros. Então, os parabéns do Comando-Geral. Foi um grande investimento que ele buscou dignificar e fazer jus aos investimentos da Polícia Militar do Piauí. Parabéns à PMPI, ao estado, muito obrigado ao nosso governador Rafael e ao nosso secretário de segurança Chico Lucas por todos os investimentos em nossa instituição”, afirmou o coronel Scheiwann Lopes.
Segundo o major, o curso focou em técnicas de Controle de Distúrbios Civis (CDC) ou Choque Montado, voltadas para operadores de segurança pública. O objetivo agora é disseminar o conhecimento adquirido durante a capacitação para toda a corporação piauiense.
“Eu agradeço ao comando por disponibilizar essa vaga e realmente o nosso curso foi intenso. Lá foi destinado a CDC aqui no Brasil. Lá foi restabelecimento e manutenção da ordem pública e todos os conhecimentos que foram adquiridos lá com certeza iremos repassar para nossa tropa”, concluiu o major Marques.
A conquista do Major Marques reforça o compromisso da Polícia Militar do Piauí com a formação e capacitação de seus oficiais, buscando sempre aprimorar as técnicas e estratégias utilizadas na segurança pública do estado.