Um homem, identificado como Jerder Pereira da Cruz, de 35 anos, foi linchado até a morte na madrugada de segunda-feira (28) no bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís (MA), após invadir uma igreja evangélica e quebrar a estrutura do local, como vidros e instrumentos musicais. Segundo informações apuradas, a vítima era esquizofrênico e estava em surto psicótico no momento que invadiu a igreja.
O homem foi amarrado por moradores da região e espancado. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram o momento em que Jerder, pelado, foi perseguido por moradores do bairro. Em um dos registros, uma pessoa pedia para que a agressão parasse, enquanto outra gravação o mostrou amarrado e machucado, sentado na calçada com os pés atados.
A polícia foi acionada, mas quando as equipes chegaram no local, Jerdr já estava imobilizado e inconsciente. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou o homem para o Hospital Socorrão II, mas ele não resistiu após sofrer três paradas cardiorrespiratórias.
O caso será investigado pela Polícia Civil.