A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou, neste sábado (1), a 12ª fase da “Operação Rastreados” nas cidades de Sigefredo Pacheco e Jatobá do Piauí, com o objetivo de combater o roubo, furto e adulteração de veículos.
Durante a operação, agentes realizaram fiscalizações em veículos estacionados em vias públicas e intensificaram abordagens volantes, visando identificar veículos com irregularidades, como roubos e adulterações. Até o momento, seis motocicletas foram recuperadas e seis pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos. Os suspeitos deverão responder pelo crime de receptação qualificada, de acordo com as autoridades.
Além das ações de fiscalização, foram desenvolvidas atividades educativas com a distribuição de materiais informativos. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da legalidade nas transações de compra e venda de veículos, incentivando a colaboração dos cidadãos no enfrentamento à criminalidade.
O delegado Roni Silveira, coordenador da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), destacou a relevância da operação: “Não se trata apenas de recuperar veículos, mas de desarticular redes criminosas especializadas nessa prática criminosa que tanto prejudica a população”.
A operação contou com a participação de diversos órgãos de segurança, incluindo a FEISP, a Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), a Diretoria de Inteligência da SSP-PI, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Perícia Criminal, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e a Diretoria de Operações de Trânsito (DOT).