A Secretaria de Segurança Pública do Piauí lançou, nesta terça-feira (26), um novo edital de convocação para a restituição de celulares roubados em Teresina. Ao todo, 152 pessoas que tiveram seus aparelhos furtados ou roubados foram chamadas para recuperar seus dispositivos. A ação é coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), que atua na recuperação desses aparelhos no estado.
Como recuperar o celular?
Para receber de volta o celular roubado, os convocados devem comparecer à sede da Superintendência de Operações Integradas (SOI) nesta sexta-feira (28), das 8h às 13h, na Rua Walfran Batista, nº 91, bairro São Cristóvão, Teresina. O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
Os proprietários dos aparelhos devem apresentar os seguintes documentos obrigatórios:
A lista completa dos convocados está disponível no edital publicado pela Secretaria de Segurança Pública.
Impacto na redução de roubos
A recuperação de celulares roubados contribui para a redução da criminalidade, segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI.
"Na medida em que recuperamos estes aparelhos e os restituímos para seus respectivos donos, nós conseguimos tirar a rentabilidade do negócio, ou seja, inibir a compra destes aparelhos roubados, que é o que sustenta esse mercado ilegal", explicou.
Os números mostram o impacto da medida. Entre 2022 e 2024, o número de roubos de celulares no Piauí caiu 40,88%, passando de 14.023 para 8.921 casos. Paralelamente, a recuperação de celulares aumentou em 541,94%, saindo de 980 aparelhos recuperados em 2022 para 6.291 em 2024.
A Superintendência de Operações Integradas segue com ações de combate ao roubo e receptação de celulares, reforçando o compromisso com a segurança da população.