O Governo do Piauí publicou, nessa sexta-feira (4) o decreto que torna obrigatório o uso de câmeras corporais por policiais durante ações de segurança no estado. A norma foi oficializada no Diário Oficial do Estado, e a medida já está em vigor.
O equipamento deverá ser usado por policiais militares e civis em atividades operacionais e abordagens, registrando imagens e sons em tempo real. A medida visa garantir mais transparência nas ações, proteger os profissionais e coibir possíveis abusos.
O monitoramento será feito pela Secretaria de Segurança Pública, que contará com uma central para armazenar as imagens, as quais poderão ser utilizadas como prova em processos judiciais e disciplinares. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, as câmeras possuem bateria de longa duração e operam durante todo o turno do agente.
Além do uso dos equipamentos, o governo também aderiu ao programa federal Escuta SUSP, que oferece atendimento psicológico on-line aos profissionais da segurança pública.
A expectativa é de que a implantação total ocorra de forma gradual, com priorização das unidades e setores mais estratégicos.