Piauí inicia implantação de câmeras corporais em policiais militares

Ao todo, 700 equipamentos devem entrar em operação até o fim do primeiro semestre.
O Piauí deu início à implementação do Programa Nacional de Câmeras Corporais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A medida visa garantir mais transparência e segurança nas abordagens policiais. Nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) anunciou que os primeiros equipamentos já começaram a ser instalados.
Foto: Reprodução
Câmeras corporais

Nesta primeira etapa, 100 câmeras serão disponibilizadas aos policiais militares que atuam no setor de trânsito. Ao todo, 700 equipamentos devem entrar em operação até o fim do primeiro semestre.

“O primeiro projeto, contratado no âmbito da Secretaria da Segurança, adquiriu 100 câmeras. No primeiro momento serão contemplados os policiais que atuam no trânsito”, explicou o coronel Jacks Galvão, chefe da Diretoria Geral de Operações (DGO).

Além das 100 câmeras já em processo de instalação, o estado prevê o recebimento de mais 600 equipamentos por meio de convênio com o governo federal. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões, com recursos já liberados. O processo de licitação está em andamento e as novas câmeras serão distribuídas entre as guarnições de Teresina e Parnaíba.

Obrigatoriedade por decreto

O uso de câmeras corporais por policiais no Piauí passou a ser obrigatório desde o início de abril, quando o governador Rafael Fonteles assinou o decreto nº 23.697. A normativa estabelece regras para o uso, gestão, armazenamento e divulgação das imagens captadas, seguindo os critérios do Ministério da Justiça.

Leia também