PF realiza operação contra crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes

A Operação Proteção Integral II ocorre simultaneamente em todos os estados do país. No Piauí, seis mandados foram cumpridos em Teresina, Altos e Parnaíba

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que envolvem a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No Piauí, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo três em Parnaíba e três em Teresina e Altos.

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Operação Proteção Integral II

Ao todo, estão sendo cumpridos 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, com a participação de 467 policiais federais e 156 policiais civis. Durante a operação, 35 pessoas foram presas em flagrante por envolvimento com material relacionado à violência sexual infantojuvenil.

A operação visa desarticular redes de abusadores e responsabilizar indivíduos que produzem, armazenam, compartilham ou comercializam conteúdo de abuso sexual de menores. A ação também representa uma continuidade da Operação Nacional Proteção Integral I, realizada em março deste ano.

De acordo com a Polícia Federal, apenas entre janeiro e abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão contra foragidos da Justiça acusados de crimes sexuais, reforçando o empenho da corporação no combate sistemático a esses delitos.

A corporação ainda faz um alerta aos pais e responsáveis para que mantenham vigilância ativa sobre o comportamento de crianças e adolescentes, tanto em ambientes físicos quanto no meio digital, como forma de prevenir situações de risco e possíveis abusos.

Leia também