Vereador de Bom Princípio é preso suspeito de estuprar duas irmãs adolescentes

Segundo a polícia, as investigações tiveram início em 2021, mas foram arquivadas na época por falta de provas

O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), do município de Bom Princípio do Piauí, foi preso nesta segunda-feira (19), acusado de estupro de vulnerável contra duas adolescentes. A prisão ocorreu na cidade de Parnaíba, onde o parlamentar reside.

Foto: Reprodução
Jacinto Costa Moraes (MDB)

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início em 2021, mas o inquérito foi arquivado por falta de provas. No entanto, com o surgimento de novos elementos, a apuração foi reaberta a pedido da polícia e com parecer favorável do Ministério Público do Piauí (MPPI). A Justiça autorizou a prisão preventiva.

Durante o cumprimento do mandado, os celulares de Jacinto e de sua atual companheira, uma jovem de 17 anos, foram apreendidos. Segundo o delegado Herbster Santos, a diferença de idade entre o vereador, que tem mais de 50 anos, e a adolescente será considerada no processo. O parlamentar nega todas as acusações.

As vítimas do suposto crime são irmãs e, assim como seus familiares, também negaram o abuso durante os depoimentos. Segundo o delegado, há indícios de que o silêncio das vítimas tenha sido motivado por medo, pressão psicológica e vulnerabilidade social.

“As adolescentes vivem em situação de fragilidade social e econômica, e o vereador usava da sua posição de poder e influência na cidade para se beneficiar. Há relatos de que a pressão exercida por ele teria sido determinante para o silêncio das vítimas e até mesmo dos familiares”, explicou o delegado.

Leia também