Uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Piauí e a Polícia Civil resultou na desarticulação de um ponto de rinha de galos e tráfico de aves silvestres na zona rural de Pio IX. A ação, realizada na quinta-feira, 19 de junho de 2025, foi deflagrada após denúncias de maus-tratos a animais e a manutenção ilegal de aves em cativeiro.
O cumprimento do mandado de busca e apreensão ocorreu com o apoio da Força Tática e do Comando de Policiamento do Semiárido (2ª CIA/4º BPM – GPM) de Pio IX. Durante a operação, os policiais encontraram um verdadeiro cenário de crime ambiental na residência alvo da investigação. Ao todo, 36 animais foram resgatados, incluindo 20 cabeças-vermelhas, 6 azulões, 1 papa-capim, 1 galo-de-campina e 8 galos que apresentavam sinais evidentes de uso em rinhas, como cicatrizes, ausência de penas no pescoço e uso de esporas artificiais.
Além dos animais, as autoridades apreenderam uma variedade de equipamentos relacionados às práticas ilegais. Foram encontrados 23 gaiolas, 4 viveiros, um rinheiro (estrutura utilizada em rinhas), 19 esporas cortantes, medicamentos veterinários, como anabolizantes e analgésicos, seringas, um cronômetro, redes de captura e uma espingarda artesanal, caracterizando também o crime de posse irregular de arma de fogo.
O morador da residência, identificado pelas iniciais A.A.M., foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Pio IX. Ele foi autuado por maus-tratos contra animais, comercialização ilegal de aves silvestres e posse irregular de arma de fogo. O homem permanece preso à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.