Facção exigia ficha de entrada de membros; 12 pessoas foram presas no Piauí

Os suspeitos atendiam a exigências como a inscrição formal no grupo, com fornecimento de informações pessoais, apelido, território de atuação e conhecimento prévio da organização.

Pelo menos 12 pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (9) durante uma operação coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) nos municípios de Nazária, Barras e União, no Piauí. A ação teve como foco o desmantelamento de núcleos ligados a uma facção criminosa que atua no estado e revelou indícios de uma adesão ideológica formal por parte dos investigados.

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Facção mantinha cadastro de membros e estrutura hierárquica formalizada; 12 pessoas são presas no Piauí Pelo men

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos eram responsáveis por articular ações criminosas, além de transmitir orientações que reforçavam os vínculos internos da facção. Os investigados também atendiam a exigências como a inscrição formal no grupo, com fornecimento de informações pessoais, apelido, território de atuação e conhecimento prévio do estatuto da organização. Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.

Durante a investigação, iniciada meses antes, os agentes localizaram documentos usados como formulários de filiação. O material funcionava como um cadastro interno, detalhando a identidade e função dos membros dentro da facção. Os registros exigiam atualização em caso de mudança de bairro ou de unidade prisional, sob pena de punições internas.

A Polícia Civil destacou que a facção operava com uma estrutura administrativa própria, com regras, hierarquia e controle de atuação, o que reforça a sofisticação das organizações criminosas no estado. As investigações continuam em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre o funcionamento do grupo.

Leia também