A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), realizou nesta quarta-feira (9) uma ação de conscientização e combate ao comércio ilegal de joias roubadas ou furtadas. Integrando a Operação Ouro Sujo, a mobilização aconteceu no Shopping da Cidade, localizado no Centro de Teresina.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos, transmitidos informes sonoros pela rádio do local e prestadas orientações diretas aos comerciantes e frequentadores do shopping. O objetivo principal foi alertar sobre os riscos e consequências legais de negociar produtos de procedência duvidosa, além de reforçar o compromisso coletivo no enfrentamento ao crime.
“Quem compra ou vende esse tipo de material não apenas comete crime, mas também financia uma cadeia de violência, muitas vezes ligada a crimes graves, como o latrocínio. A Operação Ouro Sujo tem esse foco: interromper esse ciclo criminoso e reforçar que receptação também é crime, com punições severas previstas na lei”, explicou o superintendente de Operações Integradas da SSP, Matheus Zanatta.
Além do diálogo com os comerciantes, a equipe destacou o uso do B.O Fácil, ferramenta digital lançada recentemente que permite o registro de boletins de ocorrência pela internet, sem a necessidade de comparecer presencialmente a uma delegacia. A plataforma facilita o acesso do cidadão aos serviços de segurança pública e contribui para agilizar o trabalho investigativo.
A iniciativa foi bem recebida pelos comerciantes locais. Ludimar Batista, que trabalha com joias e bijuterias, ressaltou a importância de se informar e ter atenção à procedência dos produtos. “Como o metal está em alta, chama a atenção de muitas pessoas que já trabalham na área e também de quem quer começar. Acho que essa ação vai conscientizar que a pessoa tem que ter cuidado, saber a origem”, destacou.
A presidente da Associação dos Microempreendedores do Shopping da Cidade, Neuraci Silva, também comentou que a ação gera mais segurança e confiança para os clientes. “Muito boa essa ação para a gente, pois passa credibilidade para os nossos clientes. Tem muita gente que tem receio de vir ao shopping por situações que já aconteceram. Com essa ação, tanto os lojistas quanto os clientes se sentem mais seguros”, afirmou.
Operação Ouro Sujo
Deflagrada no início de junho, a Operação Ouro Sujo é uma ação conjunta entre a SSP, Polícia Civil, FEISP, Polícia Militar e Secretaria de Estado da Fazenda. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais na zona Leste e no Centro de Teresina, além de mandados de busca nas residências dos investigados. Também houve o cumprimento de dois mandados de prisão temporária, extração de dados eletrônicos e suspensão das atividades de empresas investigadas.
A operação faz parte do Pacto Pela Ordem, conjunto de estratégias do Governo do Estado que visa combater diferentes tipos de crime, promover mais segurança à população e fortalecer a fiscalização em setores sensíveis como o comércio de metais preciosos.