Politicamente, o Piauí se destacará hoje. em Brasília, marcando o protagonismo de três senadores do Estado. Começa com o vice-presidente eleito Geraldo Alckimin se encontrando com o senador e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Designado por Lula para comandar a equipe de transição, Alckmin deve entregar a Ciro a relação das 50 pessoas que deverão compor a equipe que vai preparar a posse de Lula.
Enquanto isso, logo nas proximidades do Palácio do Planalto, do outro lado da praça dos Três Poderes, o senador eleito Wellington Dias estará tratando com o colega Marcelo Castro (eleito senador em 2018) sobre como anda proposta do orçamento geral de 2023 para a gestão que vai assumir em janeiro incluir aumento no valor do auxílio emergencial, anunciado por Lula na campanha eleitoral. Wellington foi designado por Lula para essa tarefa.
E assim, depois que despachar com Ciro, o vice Alckimin terá que ir ao Senado para se encontrar com Marcelo e Wellington sobre o Orçamento, se reservando, na parte da noite, para encontrar outro piauiense, ou melhor, que tem raizes no Piauí: o atual vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul.