A Prefeitura de Teresina quer construir uma creche, que deverá atender filhos de servidores, alunos da instituição de ensino e comunidade externa. As obras foram discutidas em reunião entre o prefeito Doutor Pessoa e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor-doutor, Gildásio Guedes, na manhã de hoje (26).
Ao todo, o investimento da construção poderá chegar a R$10 milhões. A previsão é que a escola possua berçário e funcione na modalidade de tempo integral.
Para a parceria ser executada um protocolo de intenção deve ser assinado, até o mês de fevereiro de 2023, já que a UFPI fará a concessão do terreno.
A prefeitura Municipal de Teresina deverá fazer o aporte financeiro para a construção da obra.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, um convênio deve ser assinado no início de 2023 e o objetivo é dar o pontapé na licitação de construção da obra. "Nosso desejo é assinar o protocolo de intenção no início de janeiro. Precisamos do termo de concessão do terreno pela universidade. Daí vamos fazer a licitação da obra. Eu acredito, sou otimista que ainda nesse primeiro semestre do ano de 2023 a gente possa iniciar. Essa creche vai ser no padrão gestão Dr. Pessoa, de alta qualidade, com inclusão. Fortalecendo a educação da população berçário e tempo integral. Será possível matricular 150 crianças no ensino infantil e mais trinta vagas para berçário", detalhou Nouga Cardoso.
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, agradeceu e colocou os serviços da universidade, além do terreno a disposição para a construção da creche.
"Essa creche vai se estender desde o berçário a idades mais avançadas da infância. Então, além de atendermos a infância, no que diz respeito a hospedagem, a cuidar, teremos um espaço adequado para o ensino, para pesquisa e para extensão. Então é um momento de grande satisfação. Nós só temos é que agradecer e o nosso corpo discente, corpo docente, técnica, administrativos e prestadores de serviço poderão utilizar as dependência desta nova instituição de ensino infantil", finalizou o reitor.