O governador Rafael Fonteles entregou projetos de investimentos no Piauí para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a reunião de governadores, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O documento entregue ao Presidente aponta as três principais ações prioritárias do Piauí para 2023 e que precisam de recursos federais. São elas; rodovias, infraestrutura hídrica e retomada de obras federais paralisadas ou início de novas.
Depois da reunião, os governadores participaram de um almoço com Lula.
Rafael postou nas redes sociais um vídeo em que aparece com o ministro do Desenvolvimento Social, ex-governador Wellington Dias. O governador destacou a retomada do diálogo entre os Estados e o Executivo como passo fundamental para a reconstrução e retomada do crescimento do país.
“Celebrando a volta do diálogo federativo. Vários ministros, todos os governadores – enfim, juntos teremos as soluções para os problemas do Brasil nesse esforço de união e reconstrução do país”, afirmou Rafael Fonteles no vídeo.
Os projetos de infraestrutura formam o Intermodal do Vale do Parnaíba, que compreende a interligação de rodovias da região dos Cerrados, a hidrovia do Parnaíba, a ferrovia Teresina Luís Correia e o Porto de Luís Correia, num grande projeto de integração do Sul e do Norte do Piaui. A escolha de três ações mais importantes de cada Estado foi um pedido de Lula feito aos 27 governadores ainda antes de assumir a Presidência.
A intenção é que a União atenda cada Unidade da Federação naquilo considerado mais impactante e que ajude a trazer desenvolvimento para o país e os Estados, e benefícios concretos para a população brasileira. Antes da reunião com Lula, ainda na quinta-feira, Rafael participou de reuniões com vários ministros em Brasília – entre eles, Fernando Haddad (Fazenda) – para discutir projetos para o Piauí.
“Reforçamos a importância do apoio do Governo Federal para a execução dessas obras, que trarão grande impacto na geração de riqueza, de empregos, ajudando a aumentar o PIB e resolvendo alguns gargalos no setor produtivo do Piauí”, afirmou o governador.