O governador Rafael Fonteles assinou, nesta segunda-feira (27), um contrato para a liberação de linha de Crédito Rural no valor de R$ 1.100.000,00. Os recursos beneficiarão 71 produtores de 14 municípios em oito territórios através da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado (Piauí Fomento). O objetivo é fortalecer as atividades produtivas rurais do estado.
Durante a cerimônia no Palácio de Karnak, o governador garantiu que o Piauí vai disponibilizar R$ 25 milhões em crédito este ano para apoiar os micro e pequenos empreendedores e reforçou que priorizar os micro e pequenos empreendedores do campo e da cidade é um dos principais focos da gestão. “Isso se faz com crédito facilitado, barato e com assistência técnica”, afirmou Rafael, que garantiu ainda, mais do que dobrar os recursos de capital na Agência Piauí Fomento.
Segundo o governador, os 71 contratos assinados vão fomentar as atividades de ovinocaprinocultura, cajucultura, suinocultura, apicultura e as cadeias produtivas do estado.
“Em breve, voltaremos novamente para um evento semelhante, com empreendedores da cidade que têm suas lanchonetes, pequenos comércios, salão de beleza e lojas de cosméticos. São pessoas que desejam empreender e precisam de capital de giro e investimentos em máquinas, em ampliações de sede para aumentar a produção e gerar mais emprego”, afirmou o governador, destacando o envolvimento dos prefeitos e do terceiro setor para que o estado tenha capilaridade nessa política de crédito.
Rafael destacou ainda que os convênios são cada vez mais essenciais para beneficiar as pessoas que já atuam em povoados, assentamentos e comunidades tradicionais.
O diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, ressaltou que o dinheiro é importante para investir nas pessoas que mais precisam. “Temos uma meta ousada de geração de emprego e mão de obra no estado e esse crédito vai impactar na elevação de renda das pessoas e mais qualidade de vida para os piauienses”, afirmou.
Feliphe Araújo informou que está buscando parcerias para diminuir as taxas das linhas de crédito.
“Hoje temos acordos com o Ministério do Turismo e estamos buscando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BNB) e, inclusive, com organismos multilaterais, como o Banco Mundial. para que possamos trazer esses recursos e disponibilizar, de forma simplificada e acessível, a fim de que os produtores e empreendedores rurais e urbanos possam contratar essas linhas de crédito com taxas mais baratas”, esclareceu.
Para o diretor da Piauí Fomento, o objetivo não é o lucro da instituição, mas o desenvolvimento dos negócios dos pequenos empreendedores.
“Hoje a Piauí Fomento é a instituição que tem a menor taxa de juros no mercado piauiense. Na área rural, a taxa é 5% ao ano e no setor urbano, 1,8% ao mês, disse.