Lula lamenta a morte de Luís Eduvirges, um dos fundadores do PT

Foi, nas palavras do presidente “um grande brasileiro, grande companheiro e amigo”

Em postagem na manhã desta quarta-feira em sua conta no X (ex-Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do líder camponês Luis Eduvirges, de 94 anos, ocorrida no dia 4, segunda-feira em Campo Maior.

Foto: Reprodução
Luis Edwiges

O texto da postagem de Lula afirma que “Luis Edwiges foi um camponês da comunidade de Matinhos, na Zona Rural do município de Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí”.

O presidente lembrou ainda que ele foi “líder dos trabalhadores rurais, membro das Ligas Camponesas, perseguido na época da ditadura”, sendo um dos fundadores do PT e “um lutador para que os camponeses brasileiros tivessem uma vida melhor”.

Foi, nas palavras do presidente “um grande brasileiro, grande companheiro e amigo”, daí porque expressou seus “sentimentos e abraço aos familiares, amigos e companheiros de Luís Edwiges.”

Com nome de batismo Luiz José Ribamar Osório Lopes, ele foi trabalhador rural, vaqueiro e ainda jovem, diante das injustiças cometidas aos trabalhadores rurais, organizou seus amigos e companheiros de lutas para fundar a Associação dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura de Campo Maior, a primeira Liga Camponesa do Piauí e a terceira do Nordeste.

Foi fundador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag), em 1963, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior, fundador da Central Única do Trabalhadores (CUT) e do PT.

Leia também