Neste domingo (6), aproximadamente 155,9 milhões de eleitores devem comparecer às urnas em 5.569 municípios do Brasil para escolher prefeitos e vereadores. Por isso, a Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos confirmem com antecedência seus locais de votação, evitando deslocamentos desnecessários no dia do pleito.
Para quem ainda não sabe onde vai votar, existem três formas simples de consultar sua seção eleitoral:
1. No site do TSE
A consulta pode ser realizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar a página de Atendimento Eleitoral e clicar em "Onde Votar". É possível fazer a busca pelo nome completo, número do título ou CPF do eleitor. Além disso, serão solicitadas a data de nascimento e o nome da mãe.
2. Autoatendimento eleitoral
As páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem a opção de consultar o local de votação. Após preencher os dados solicitados, a página informará o número da inscrição, zona eleitoral e endereço da seção.
3. E-Título
O aplicativo e-Título exibe o local de votação logo na tela inicial, abaixo do nome do eleitor. Com a ajuda de ferramentas de geolocalização, o app também pode guiar o eleitor até a sua seção eleitoral. O aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas virtuais de dispositivos Android e iOS até este sábado (5).
O que levar no dia da eleição
Embora não seja obrigatório levar o título eleitoral no dia da votação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. O e-Título também pode ser utilizado, desde que o documento esteja em situação regular. Outros documentos aceitos incluem carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH, entre outros.
Mesmo que os documentos estejam com a validade expirada, eles serão aceitos, desde que permitam a identificação do eleitor.