A Prefeitura de Teresina anunciou mais 90 exonerações de servidores comissionados do primeiro escalão no Diário Oficial do Município, elevando o total de desligamentos para 470 nas últimas semanas. A pasta mais afetada foi a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que teve 34 servidores exonerados.
Além dela, outras secretarias também foram impactadas, como a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), com 20 cortes, e a Procuradoria Geral do Município (PGM), que perdeu 15 servidores.
As exonerações são parte do ajuste fiscal anunciado pela gestão do prefeito Dr. Pessoa, que visa reduzir os custos com pessoal e possibilitar uma economia de cerca de R$ 20 milhões até o final do ano. A estimativa é que as medidas proporcionem uma economia mensal de R$ 10 milhões, segundo o secretário de finanças, Danilo Bezerra.
Segundo a prefeitura, o a folha de pagamentos está com um “percentual elevado”, e os cortes são uma alternativa pra ajustar os gastos, com uma estimativa de exonerar 30% de servidores comissionados até o final da gestão do atual prefeito.