Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou os números da corrida pelo Governo do Piauí, caso a eleição fosse hoje. O levantamento, realizado entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2025, ouviu 1.282 eleitores em 47 municípios do estado e analisou dois cenários envolvendo possíveis adversários do atual governador Rafael Fonteles (PT).
Os resultados apontam uma vantagem expressiva para o petista, mas também mostram que seus opositores já aparecem com dois dígitos nas intenções de voto.
Cenário Rafael Fonteles vs Gracinha Mão Santa
No confronto entre Rafael Fonteles e a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas), o governador lidera com 58,9% das intenções de voto, contra 28% da parlamentar. O percentual de eleitores que não souberam ou não quiseram opinar foi de 4,7%, enquanto 8,4% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Cenário Rafael Fonteles vs Joel Rodrigues
Já em um eventual embate entre Rafael Fonteles e o presidente do Progressistas no estado, Joel Rodrigues, a vantagem do governador é ainda maior. Fonteles aparece com 63,7% das intenções de voto, enquanto Joel Rodrigues registra 25,2%. Os que não souberam ou não quiseram opinar somam 3,5%, e votos brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos atingem 7,6%.
Forte, mas imbatível?
Os números da pesquisa mostram que Rafael Fonteles inicia o ano com ampla vantagem sobre seus adversários, o que reflete a força do atual governo no estado. No entanto, a presença de opositores com percentuais tão alto sem nem se apresentarem como candidatos, já indica que a disputa pode se acirrar nos próximos meses, especialmente se a oposição consolidar um nome competitivo para enfrentar o governador e fazer um trabalho de massificação de discurso e de apresentação do candidato para a população.
A pesquisa da Paraná é um primeiro indicativo do cenário político no Piauí para 2026 e já pode influenciar o posicionamento dos partidos e candidatos na adoção de estratégias para a eleição estadual.