Donald Trump anuncia tarifa de 10% a países que se aliem ao Brics

Presidente dos EUA critica grupo por “políticas antiamericanas” em recente declaração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um anúncio polêmico, na noite de domingo (7),  ao afirmar que "qualquer país que se aliar ao Brics pagará uma tarifa adicional de 10%". Em sua declaração, Trump acusou o grupo de adotar "políticas antiamericanas", intensificando a tensão entre os EUA e os países que compõem o bloco.

Foto: Reprodução | X
Donald Trump.

O Brics é um agrupamento político e econômico formado por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O bloco se propõe a articular a cooperação político-diplomática entre países do Sul Global e a promover colaborações em diversas áreas, incluindo comércio e desenvolvimento.

O anúncio de Trump ocorreu após a 17ª Reunião de Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, onde os líderes dos países membros reconheceram a inclusão de novos parceiros, como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Nigéria, Malásia, Tailândia, Vietnã, Uganda e Uzbequistão.

Embora não tenha mencionado diretamente os Estados Unidos, a declaração final do Brics expressou "sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)". O documento reiterou o apoio a um sistema multilateral de comércio que seja "baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual", com a OMC em seu núcleo.

A declaração de Trump pode ser vista como uma resposta à crescente influência do Brics no cenário global e à expansão de suas parcerias. A implementação de tarifas a países que se unirem ao grupo pode desencadear tensões comerciais adicionais e afetar as relações diplomáticas entre os EUA e os países membros do Brics.

Leia também