Prefeitura de Teresina prorroga situação de emergência em saúde por mais 90 dias

A decisão foi motivada pela persistência do cenário crítico nas unidades de saúde, com destaque para a escassez de insumos e medicamentos

A Prefeitura de Teresina prorrogou por mais 90 dias a situação de emergência em saúde pública no município. A medida, prevista no Decreto nº 27.565, de janeiro de 2025, já havia sido renovada anteriormente e agora segue em vigor a partir do dia 9 de julho, conforme novo decreto publicado no Diário Oficial do Município.

Foto: Jailson Soares/SEMCOM
Silvio Mendes, prefeito de Teresina.

A decisão foi motivada pela persistência do cenário crítico nas unidades de saúde, com destaque para a escassez de insumos e medicamentos, mesmo após a adoção de medidas emergenciais e a realização de processos licitatórios para regularização dos estoques. A prorrogação atende solicitação formal da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Com a renovação do estado de emergência, a gestão municipal poderá manter ações excepcionais, como contratações diretas e aquisições urgentes, com o objetivo de garantir atendimento à população, principalmente aos grupos em situação de vulnerabilidade.

O decreto foi assinado pelo prefeito Silvio Mendes no último dia 7 de julho.

Leia também