O deputado Paulinho da Força afirmou que o governo pode sofrer nova derrota no Congresso com a tentativa de derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um projeto que altera penas de envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Relator da proposta, Paulinho disse estar mobilizando apoio para reverter o veto presidencial durante sessão conjunta do Congresso Nacional marcada para esta quinta-feira (30).
O projeto trata da dosimetria das penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e busca reduzir punições, tema que tem gerado divergências entre Legislativo e Judiciário.
Segundo o parlamentar, há um ambiente favorável à derrubada do veto, inclusive com adesão de parte da base governista. Nos bastidores, aliados do Planalto admitem dificuldade para conter o movimento.
Antes da votação, Paulinho se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para alinhar pontos do texto e discutir ajustes na proposta.
A decisão deve ocorrer em meio a disputas políticas sobre os limites das punições e o papel das instituições no tratamento dos atos que marcaram o início de 2023.