FMS alerta para viroses sazonais do período chuvoso; veja cuidados

As medidas de prevenção contra as viroses visam conter e controlar a situação e devem contar com a participação efetiva da população

A Vigilância Epidemiológica alerta para o aumento dos casos de diarreia com febre e vômitos, nos últimos dias, em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) chama atenção para a população sobre as viroses sazonais comuns neste período de chuvas.

Foto: Divulgação
Sede FMS

Segundo a gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, normalmente, entre 24 e 48 horas a tendência é a redução e controle da diarreia e vômitos.

“Quando ultrapassar três dias e o quadro piorar, com surgimento de febre alta, não ingestão de alimentos ou líquidos e diminuição da urina, deve ser procurada uma unidade de saúde mais próxima, onde serão avaliados e, se necessário, serão encaminhados para atendimento hospitalar”, orienta.

As medidas de prevenção contra as viroses visam conter e controlar a situação e devem contar com a participação efetiva da população, reforça Amparo Salmito. “Em função disso, pedimos para que todos observem atitudes básicas na prevenção e combate a essas viroses”, comenta a gerente.

Amparo Salmito lista algumas medidas simples, porém, eficazes, que devem ser tomadas pela população para controle de surgimento de novos casos:

Leia também