O Governo do Piauí, em uma parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), alcançou um marco importante ao zerar a fila de espera para implante de marcapasso no estado. Foram disponibilizados e implantados 200 aparelhos, com todos os custos sendo assumidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
A iniciativa para zerar a fila teve início em março, quando o I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí foi anunciado, e as primeiras 13 cirurgias foram realizadas.
O secretário de saúde, Antonio Luiz, comemorou o feito histórico, destacando que "foram 200 pacientes que ganharam uma vida nova com estes marcapassos".
O Programa Saúde em Dia, segundo o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo, contribuiu para o sucesso dessa iniciativa inédita, que envolveu três esferas da saúde.
As implantações dos marcapassos foram conduzidas por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU. Nessa ocasião, o governador Rafael Fonteles também inaugurou 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), financiados pelo governo do Piauí.
Para concluir o processo, o diretor do HU, Paulo Márcio, informou que os últimos dez pacientes internados em hospitais do estado serão transferidos para o HU até domingo para receberem o implante do marcapasso.