O Ministério da Saúde anunciou a relação de municípios do Piauí contemplados com transferências financeiras federais destinadas às equipes Multiprofissionais – eMulti na Atenção Primária à Saúde – APS. As 16 cidades credenciadas receberão os recursos conforme as diretrizes estabelecidas nas portarias ministeriais.
Entre os municípios contemplados estão: Acauã, Belém do Piauí, Buriti dos Montes, Caldeirão Grande do Piauí, Francinópolis, Hugo Napoleão, Massapê do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Pau D'arco do Piauí, Santana do Piauí, São João da Varjota, São José do Divino, São Julião, Vila Nova do Piauí, Wall Ferraz e Parnaíba.
A superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos, enfatiza a importância desses recursos para fortalecer a atenção primária à saúde. A Gerência de Atenção Primária da Sesapi reforça aos secretários municipais de Saúde sobre a necessidade de cumprir os critérios para homologação das eMultis, incluindo o cadastro em estabelecimento de saúde, registro do código da Identificação Nacional da Equipe (INE), carga horária por modalidade, composição profissional mínima e quantidade de equipes vinculadas.
Virgínia Pinheiro, técnica de referência do programa na Sesapi, explica que as eMultis são equipes interdisciplinares que atuam de forma integrada na Atenção Primária à Saúde, em colaboração com a Rede de Atenção à Saúde.