A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) investiga três mortes com suspeita de dengue em Barras, a 128 km de Teresina, ocorridas no mês de abril. As vítimas são duas mulheres e um homem, que morreram nos dias 14, 19 e 28, após apresentarem sintomas compatíveis com a doença. A confirmação das causas ainda depende de exames laboratoriais.
De acordo com o painel epidemiológico da Sesapi, o município já contabiliza 62 casos confirmados e 69 suspeitos de dengue. Em todo o estado, já foram registradas três mortes confirmadas por dengue em 2024.
Diante da situação, uma equipe técnica da Sesapi foi enviada ao município nesta quarta-feira (30) para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti. Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco de Assis, mutirões já estão sendo realizados, além de campanhas educativas com distribuição de panfletos e uso de carro de som.
“Os óbitos ainda não têm confirmação laboratorial, mas os sintomas apresentados desde a internação indicam a dengue como causa provável”, explicou o secretário.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) também demonstrou preocupação com o avanço da doença no estado. “Os municípios estão atentos e enviando amostras para o Lacen. Em Barras, o número de casos já ultrapassa a marca de 100”, destacou.