Valença recebe novo Hospital Regional e Central de Diagnósticos

Com cerca de R$ 12 milhões em Investimento, foram apliados leitos, criada UTI concretizando o atendimento de saúde na região

A cidade de Valença do Piauí recebeu neste sábado (11) duas novas estruturas de saúde que prometem transformar o atendimento da região: a ampliação do Hospital Regional Eustáquio Portela e a Central de Diagnósticos, ambas inauguradas pelo governador Rafael Fonteles. Juntas, as obras somam um investimento total de R$ 12 milhões, executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Foto: Gabriel Torres/Governo do Piauí
Central de diagnóstico
Foto: Gabriel Torres/Governo do PiauíCentral de diagnóstico

“É uma revolução no Hospital Regional de Valença. Entregamos a primeira etapa, com R$ 4 milhões investidos, mas o total chegará a R$ 12 milhões. Reformamos todo o pronto atendimento, os leitos de observação e a sala de estabilização, além de separar os setores adulto e pediátrico. Até março, inauguraremos a Unidade de Terapia Intensiva, que permitirá a realização de procedimentos mais complexos”, afirmou o governador Rafael Fonteles, destacando o impacto da obra na resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS) local.

A reforma da unidade hospitalar contempla a modernização do pronto atendimento, a implantação do setor de tomografia e a criação de novas salas — de observação, estabilização e tomografia — com investimento de R$ 3,58 milhões. A nova pediatria também foi implantada, ampliando o atendimento infantil. “Receber essa nova estrutura é motivo de orgulho, principalmente por ter nascido nesse hospital. Agora, ele está ampliado e oferece um serviço de saúde de qualidade para a população”, disse o médico Matheus Conrado, recém-contratado para o setor de pediatria.

Além do hospital, foi implantada a Central de Diagnósticos, construída em sistema modular e equipada com consultórios médicos, ultrassom, mamografia, densitometria, raio-X, endoscopia e exames laboratoriais. Em funcionamento há 100 dias, o centro já realizou mais de 2.200 exames gerais e 2.000 coletas de sangue em setembro, além de 100 exames cardiológicos mensais.

“Eu não tenho dúvida de que todo o Vale do Sambito está sendo beneficiado com esse investimento”, ressaltou Fonteles.

O novo centro realiza, em média, 15 mamografias eletivas por dia, atendendo mulheres de Valença e municípios vizinhos, sem fila de espera. “Esses exames são gratuitos e fundamentais para mulheres acima dos 40 anos”, explicou Ana Vitória Carvalho, técnica em radiologia.

As duas novas estruturas fortalecem a descentralização do atendimento em saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para cidades maiores, como Picos e Teresina. “Com a ampliação, o número de leitos vai mais do que dobrar. A capacidade de internação e de procedimentos cresce junto, garantindo um atendimento mais humanizado e próximo da população”, completou o governador.

Leia também