Museu do Homem Americano faz aniversário e chega aos 22 anos

Instituição mostra os principais resultados das pesquisas arqueológicas desde a década de 1980 na região de São Raimundo Nonato

Por André Pessoa,

O importante Museu do Homem Americano, uma das referências científicas do Brasil na área da arqueologia americana, completa hoje 22 anos de criação. Idealizado pela equipe da pesquisadora Niéde Guidon na década de 1990, o projeto original teve que ser adaptado em função dos recursos disponíveis na época. 

Museu do Homem Americano - Foto: divulgação

Hoje, o espaço é referência no Piauí, no Brasil, na América do Sul e podemos até dizer que é uma instituição reconhecida mundialmente. Em suas salas estão expostos os principais vestígios como fósseis, instrumentos líticos (feitos de pedra), e urnas funerárias milenares.

Estudantes, turistas e pesquisadores se deslocam de variadas regiões do planeta para conhecer os detalhes da pré-história brasileira com repercussão nas teorias de ocupação do continente americano.

Grande parte dos recursos destinados para a construção do Museu do Homem Americano que fica na zona urbana de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), foram alocados pelo deputado federal José Francisco Paes Landim. Na época, meados da década de 1990, o ex-ministro e ex-governador Hugo Napoleão também destinou recursos para a obra. 

Atualmente o Museu está na busca de captação de recursos para ampliação e modernização da sua estrutura. A Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), e a instituição científica responsável pelo projeto. A FUMDHAM criou e mantém, também, o moderno Museu da Natureza na zona rural do município de Coronel José Dias.

Milhares de visitantes já passaram pelo Museu nesses 22 anos. De lá para cá o Museu teve a sua mostra atualizada, mas em função das novas descobertas e ao avanço da ciência é necessário uma reforma completa com ampliação do espaço físico, modernização da exposição e estruturação do espaço.

Comente

Pequisar