Três jovens piauienses se formam como bailarinos na Escola de Teatro Bolshoi

João Vitor Sousa, Kevin Gabriel e João Vitor dos Santos estão desde 2013 como alunos da Instituição

Por Vitória Pilar,

João Vitor Sousa Gonçalves, Kevin Gabriel da Silva Madeira e João Vitor dos Santos, de Teresina são os três jovens piauienses que vão se formar nesta sexta-feira (15) na Escola do Teatro Bolsoi. Os bailarinos foram selecionados em 2013 por meio de escolas da rede estadual do Piauí e há oito anos se dedicam à Escola Bolsoi, em Joinville, Santa Catarina. 

Três jovens piauienses se formam na Escola de Teatro Bolshoi (Foto: divulgação)

Além da origem piauiense, os três jovens possuem histórias muito parecidas. Desde cedo, eles precisaram deixar suas casas no estado para buscarem o sonho de serem bailarinos profissionais. 

Ao todo, na turma dos jovens, serão formados 22 alunos, de doze estados brasileiros e da argentina. Em 2020, o ano marcado pela pandemia da covid-19, João Vitor Sousa relatou sobre os desafios que enfrentou para poder se formar na Escola Bolshoi. 

"“Vim ainda pequeno para a Escola Bolshoi, tinha apenas 10 anos. Foi difícil sair de casa, sou filho único, e ao chegar aqui, sozinho, estava descobrindo um novo mundo. Meu amor pela dança cresceu, recebi estudo de qualidade e me adaptei a distância. Agora vejo que tudo valeu a pena. Vou voltar para casa formado, com 17 anos e um diploma de um curso profissionalizante, e ainda correr atrás de um emprego no exterior, em uma companhia profissional. É muita emoção. Quero retribuir tudo que recebi aqui levando a dança e a arte aqueles que não têm acesso. Mesmo sendo um ano difícil para todos, estou feliz e muito realizado”, comemora o dançarino.

Para a servidora da Secretaria de Educação do Piauí, a mãe social em Joinville, Rosana Carvalho, explicou que foram travados muitos desafios para que os jovens pudessem se formar. Orgulhosa, ela conta sobre a importância dos jovens bailarinos para o Piauí. 

“São nossos vencedores. Muitas dificuldades enfrentadas, mas, não existe nada mais forte que a vontade de vencer. Na torcida grande para que eles consigam voar bem mais alto”, enfatiza a mãe.

Sobre a Escola do Teatro Bolsoi no Brasil

A instituição é uma tradicional escola de balé, que existe no país desde 2020, sendo uma das maiores referências de artes no mundo. Atualmente, só existe uma sede em Joinville, em Santa Catarina e outra em Moscou, na Rússia.

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da escola é possível graças aos recursos garantidos pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei de Incentivo à Cultura ou por recursos próprios.

A Escola Bolshoi conta com o apoio de empresas como: Caixa, União Química, Whirlpool, Zurich Santander, Brascabos, Britânia, Havan, Nidec, thyssenkrupp, Arteris, BMW, Engie, Expresso São Miguel, Martinelli Advogados, Milium, Norsul, Pamplona e Philco que acreditam na transformação de crianças e jovens por meio da arte.

Comente

Pequisar