Bons líderes precisam de esforço pessoal e capacitação contínua

Especialistas apontam principais características e tendências para uma liderança eficiente.

Por Redação do Portal AZ,

Lideranças eficientes são necessárias para o sucesso de qualquer negócio e, por isso, a capacidade de liderar é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho. Entender o que significa ser um bom líder, o seu papel diante da equipe e o que é preciso para desenvolver tal habilidade podem fazer a diferença na trajetória profissional.

Foto: FreepikLiderança

O desenvolvimento da liderança faz parte de uma jornada que demanda esforço pessoal e capacitação contínua. Pesquisas apontam que os bons líderes não são somente resultados de circunstâncias favoráveis, mas frutos do comprometimento com o autodesenvolvimento e a aprendizagem constante.

Estudo conduzido pelas autoras do best-seller The CEO Next Door, Elena Botelho e Kim Powell, divulgado pelo Insider,elencou as principais características que os líderes mais bem-sucedidos apresentam. Para a realização da pesquisa, foram ouvidos 2,6 mil CEOs, o que totalizou mais de 13 mil horas de entrevistas. 
 

A confiabilidade foi a característica que teve maior destaque entre os entrevistados. De acordo com o estudo, aqueles que cumprem o que prometem ou o que se espera deles contam com 15 vezes mais chances de serem percebidos como lideranças de alto desempenho.

As pesquisadoras explicam que para um líder ser considerado confiável é preciso um grau de inteligência emocional, o que significa compreender e administrar tanto as próprias emoções, quanto as de outras pessoas, como parceiros, clientes e, sobretudo, a equipe de trabalho. 

A inteligência emocional contribui, ainda, para a responsabilidade de elaborar e aprimorar processos, que incluam desde tarefas mais simples, como fazer um organograma que representa visualmente a organização interna do negócio, até outras mais complexas, como definir promoções e desligamentos de funcionários ou planejar mudanças de rota em momentos de adversidade. 

Dessa forma, a capacidade de otimizar processos também é apontada entre as características de um bom líder, já que possibilita aumentar a eficiência do fluxo operacional e contribui para uma estrutura corporativa mais sólida.

Conheça as tendências para as lideranças corporativas

Em entrevista concedida à imprensa, a CEO da Box 1824, agência de pesquisa de tendências, Paula Englert, a CEO da SerH1, consultoria de gestão de carreira e cultura organizacional, Andréa Cruz, e a sócia diretora da FutureBrand, consultoria de branding, Sabrina Capozzi, falaram sobre as tendências para as lideranças corporativas, destacando as prioridades do mercado para os próximos anos.

“Formação contínua” foram consideradas as palavras do ano para as lideranças corporativas. Em meio a um cenário de constantes mudanças, as especialistas observaram que os profissionais que se abrirem para o novo, tiverem flexibilidade, encararem o erro como parte do processo e se reinventarem estarão um passo à frente para que pessoas e organizações alcancem novos objetivos e horizontes. 

Nesse sentido, o autoconhecimento também deve ser trabalhado para que cada um possa compreender o que é necessário para melhorar. Isso porque, cada pessoa tem necessidade de seguir uma jornada específica de aprimoramento, podendo incluir atividades orientadas por terapia, coaching executivo e trocas com mentores, por exemplo. Assim, além das habilidades técnicas, conhecidas por hard skills, a formação contínua também precisa incluir o desenvolvimento de soft skills.

Para 2024, a tendência é que a abordagem tradicional de liderança seja ainda mais rejeitada, no sentido de priorizar o tratamento individualizado dos liderados. As especialistas ressaltaram a importância de reconhecer as diferenças e olhar com atenção para as especificidades de cada pessoa. A pauta da diversidade também deve amadurecer, tendo foco na inclusão e na equidade.

Desafios

Entre os principais desafios para as lideranças estão a gestão de pessoas, a agenda Ambiental, Social e Governança (ESG) e a inclusão de novas tecnologias nos processos.

A gestão de pessoas exigirá mais atenção ao trabalho de retenção de talentos, que deverá além da oferta de benefícios, garantindo ênfase na harmonia entre as equipes.

A sustentabilidade será o destaque da agenda ESG, mas, para isso, os líderes deverão assumir mais responsabilidades sobre questões sociais que impactam as companhias. 

Por fim, o avanço da Inteligência Artificial (IA) também irá trazer desafios às empresas. Para manter-se no jogo, os líderes precisam adotar uma visão de médio e longo prazo, evitando abordagens simplistas. 

O relatório da FutureBrand informa que, nesse contexto, a segurança de dados e a regulamentação da IA também são pontos críticos..

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar