Firmino Filho mantém lockdown parcial em dois finais de semana de agosto

Objetivo é seguir melhorando os índices de isolamento no combate à covid-19

Por Marcelo Gomes,

O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou nesta segunda-feira (27) um novo decreto que estabelece a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades econômicas em Teresina nos próximos dois finais de semana do mês de agosto. Segundo o documento, as medidas serão aplicadas aos sábados e domingos, especificamente nos dias 01 e 02 e também em 08 e 09 de agosto. O objetivo, segundo o gestor, é seguir melhorando os índices de isolamento social, evitando a disseminação da covid-19, tendo em vista que a cidade está em processo de reabertura das suas atividades econômicas. 

Firmino Filho mantém lockdown parcial em dois finais de semana de agosto (Foto: divulgação)

“Precisamos continuar nesse esforço para conter a disseminação do coronavírus. O índice de isolamento social em Teresina ficou em 54,9% neste domingo (26), o maior registrado nos últimos sete dias na cidade. Estamos no processo de retomada das nossas atividades econômicas e é muito importante que continuemos avançando. O esforço da população nesse sentido é importante para que possamos seguir com segurança na reabertura na capital”, explicou.

De acordo com o decreto 19.945, não haverá restrições nas sextas-feiras. Nos dois próximos finais de semana de agosto estão autorizados a funcionar as seguintes atividades e estabelecimentos: farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha; órgãos e profissionais de comunicação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Objetivo é seguir melhorando os índices de isolamento no combate à covid-19 (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Nos sábados (01 e 08 de agosto) fica autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis. Os postos revendedores de combustíveis estarão autorizados a abrir no horário das 7h às 24h nas sextas-feiras (31 de julho e 07 de agosto).

O Decreto determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

O descumprimento por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Matérias relacionadas:

Firmino Filho pede cumprimento de medidas de prevenção com a reabertura de novos setores

Veja os setores que estão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira no Piauí    

Firmino Filho determina isolamento de ruas do Centro para restringir circulação de veículos    

Firmino Filho assina decreto que regulamenta 2ª etapa da retomada das atividades econômicas

Wellington Dias assina decreto com novas datas para flexibilização das atividades econômicas    

Arquidiocese de Teresina anuncia retorno de missas presenciais a partir de 27 de julho    

Sindilojas divulga protocolo de segurança para retorno das atividades; confira as restrições    

Comente

Pequisar