ICMBio lança edital para brigadistas com vagas para o Piauí

No Piauí, o Instituto lançou editou para contratação de brigadistas  para atuar no Parque Nacional de Sete Cidades

Por Redação do Portal AZ,

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou o lançamento de 98 editais para a contratação de brigadistas. Ao todo serão 1.169 brigadistas em 88 unidades de conservação em contratos que variam entre 6 meses a dois anos. 

No Piauí, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou editou para contratação de brigadistas  para atuar no Parque Nacional de Sete Cidades. 

Os candidatos serão selecionados em duas etapas: a primeira consiste numa avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas e terá caráter eliminatório; na segunda, será ministrado um curso de 40h para os pretendentes às vagas de chefe de esquadrão e de brigadistas e determinará a classificação final dos participantes.

O Teste de Aptidão Física (TAF) consiste numa caminhada com a bomba costal e tem o objetivo de avaliar a resistência muscular, aeróbica e capacidade cardiorrespiratória do participante. O candidato deve percorrer uma distância de 2,4 km com uma bomba costal cheia d’água pesando aproximadamente 20 quilos em, no máximo, 30 minutos. Tempo superior a este implica em desclassificação automática.

Já o teste de uso de ferramentas (THUFA) consta no teste da enxada, para capinar e rastelar uma área de 3x5 metros em, no máximo, 20 minutos, sendo avaliados a qualidade da capina e a obediência aos critérios de lançamento do material.

Brigadistas

A nova lei, sancionada em 28 de maio de 2018, atualiza dispositivo da Lei nº 7.957/89 que trata da contratação de pessoal para combate a incêndios e emergências pelo ICMBio e Ibama, ampliando o tempo de contratação e diversificando as atividades a serem desenvolvidas. A mudança na lei fortalece as unidades de conservação, além da geração de emprego e renda, já que contrata pessoas da comunidade, que vivem próximas das unidades de conservação.

Poderão ser contratados pessoas para atividades de prevenção, controle e combate de incêndios; apoio em ações de conservação, manejo e pesquisa de espécies ameaçadas; apoio a projetos de preservação, uso sustentável, proteção e apoio operacional à gestão de unidades; apoio à identificação à demarcação e consolidação territorial e apoio às ações de uso sustentável.

O tempo de contratação de brigadistas passa de 6 meses para 2 anos, prorrogável ainda por mais um ano. Agora, trabalhando por um período mais longo, os brigadistas poderão desenvolver atividades no combate ao fogo por maior período e também poderão reforçar as medidas de prevenção.
 

Os editais podem ser acessados aqui.

O edital do Parque Nacional de Sete Cidades pode ser acessado aqui.

Comente

Pequisar