Piauí apresenta taxa de desemprego maior que a média nacional

Os dados apontam que no estado houve uma elevação no primeiro trimestre de 2020

Por Fernanda Gil Lustosa,

O IBGE divulgou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) que verificou a situação do mercado de trabalho no Piauí, no primeiro trimestre de 2020.

Piauí apresenta taxa de desemprego maior que a média nacional (Foto:Reprodução)

Os dados apontam que no estado houve uma elevação da taxa de desemprego, que passou de 13% para 13,7% no primeiro trimestre de 2020, ficando acima da média nacional que é de 12,2%. 

A pesquisa ainda diz que houve uma redução de 58 mil empregos (formais e informais), apresentando uma queda de 7,8% em relação ao trimestre anterior. O quantitativo de pessoas desempregadas no Piauí foi de cerca de 195 mil pessoas.

O estado do Piauí apresentou também a maior taxa de subutilização da força de trabalho do país, cerca de 45%. O percentual é quase duas vezes a média observada para o país, que é de 24,4%.

Cerca de 14,3% das pessoas fora da força de trabalho no Piauí estão em situação de desalento, o que equivale a 169 mil pessoas. O indicador é o quarto maior do país, atrás apenas do Maranhão (20,2%), da Bahia (15,5%) e de Alagoas (15,5%).

Destaques na redução do emprego:

  • diminuição de cerca de 31 mil postos de trabalho no setor privado da economia (excluindo os trabalhadores domésticos), onde 35% desses postos de trabalho era com carteira assinada e 65% sem carteira assinada; 
  • diminuição de aproximadamente 7 mil ocupações no trabalho doméstico; 
  • diminuição de cerca de 20 mil postos de trabalho no setor público, principalmente dentre as pessoas que trabalhavam sem carteira assinada (aproximadamente 13 mil).   

Comente

Pequisar