Robbie Williams e Ainda Garifullina marcam abertura da Copa do Mundo

Homenagem a cultura russa, Ronaldo e mascote da Copa foram destaques na abertura

 

Antes da abertura oficial a Praça Vermelha e o Estádio Lujniki estavam repletos de torcedores esperando ansiosamente o início da Copa do Mundo. Ainda na preparação pré-abertura, a Taça foi trazida pelo goleiro campeão com a Espanha, Iker Casillas e a modelo russa Natalia Vodianova.

Iker Casillas e a modelo russa Natalia Vodianova entraram em campo com a taça (Foto: Carl Recine/Reuters)
Iker Casillas e a modelo russa Natalia Vodianova entraram em campo com a taça (Foto: Carl Recine/Reuters)

O início da abertura aconteceu com a exibição de um vídeo animado. No vídeo, a bola oficial da Copa vem do espaço e cai nos pés de um menino que sonha em ser jogador de futebol. Na sequência, o menino passa pelos pontos históricos da Rússia, incluindo a Praça Vermelha, ao som da música clássica. Saindo da animação, o menino surge realmente no campo acompanhado do bicampeão Mundial Ronaldo e a apresentadora russa Victoria Lopyreva.  

O garoto do vídeo é entregue a Robbie Williams, que entrou no palco e cantou “Let Me Entertain You”. Ao final da música Robbie Williams e os dançarinos deixaram o palco e a música classifica entrou em campo. A soprano Aida Garifullina entrou montada no pássaro de fogo, em referência a peça do balé de Igor Stravinsk.

Apresentação do cantor Robbie Williams (Foto: site oficial FIFA)
Apresentação do cantor Robbie Williams (Foto: site oficial FIFA)

Robbie Williams entrou em campo mais uma vez, mas o ponto ápice veio quando ele e Aida Garifullina interpretaram juntos a música “Angels”. Durante a música, representações de cada país da Copa formavam um círculo e Ronald, o menino e o mascote Zambivaka tocavam bola em campo. Ao final, Robbie Williams cantou a quarta música. Com um som mais descontraído, o cantor empolgou o estádio e deixou tudo pronto para o início da partida.

Antes dos times entrarem em campo (Foto: site oficial FIFA)
Antes dos times entrarem em campo (Foto: site oficial FIFA)

Assim, a abertura da Copa do Mundo 2018 contou com cultura russa e um mar de cores em campo. Ao final, a torcida estava animada e pronta para o jogo entre Rússia e Arábia Saudita. Quando os jogadores entraram em campo e puderam sentir a energia do estádio, a Copa do Mundo realmente começou. Após a entrada dos jogadores, o protocolo seguiu com pronunciamento de Vladmir Putin, presidente da Rússia e o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Hinos, protocolos, fotos e por fim o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2018.