Depois de 200 mil perícias do pente-fino, INSS cancela 180 mil auxílios-doença

Depois de revisar mais de 200 mil auxílios-doença em todo o país, desde o ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cancelou 180 mil benefícios. Com isso conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), será possível economizar R$ 2,6 bilhões por ano em pagamento de benefícios.

Perícias de revisão ainda estão em andamento Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Perícias de revisão ainda estão em andamento Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

O levantamento do MDS abrange perícias de revisão que foram feitas até até 14 de julho. Até esta data, foram realizadas 199.981 perícias com 159.964 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 20.304 benefícios. Além disso, 31.863 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 1.802 em auxílio-acidente, 1.058 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e, além disso, 5.294 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional. Ao todo, 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados.

O pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS, previsto em medida provisória, começou em 2016, mas foi suspenso porque o Congresso não aprovou a MP a tempo. O governo, então, editou uma nova MP, e a revisão foi retomada no início deste ano, com uma força-tarera dos médicos peritos, que foram liberados a fezer hora extra para realizar o eprnte-fino.

ASPOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Conforme adiantou o EXTRA, em abril, os segurados do INSS com menos de 60 anos, que recebem a aposentadoria por invalidez e estão há mais de dois anos sem revisão, serão convocados para a perícia do pente-fino em agosto. Ficarão de fora da medida os maiores de 60 anos e quem tem 55 anos e já recebe o benefício há pelo menos 15 anos.

Ainda não há data específica para o início da revisão. Porém, os segurados que se enquadram nos critérios do pente-fino, receberão carta com aviso de recebimento. Depois de notificadas, terão cinco dias úteis para ligar no 135 (central de atendimento do INSS) e agendar a perícia.

Mais lidas nesse momento