Imepi apreende 17 balanças de pesagem falsificadas em Demerval Lobão
Balanças podem ser consideradas falsificadas se as informações estiverem em língua estrangeira ou se o equipamento não possuir o selo de verificação do Inmetro
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu 17 balanças de pesagem falsificadas na cidade de Demerval Lobão, localizada a cerca de 40 km de Teresina. A ação foi conduzida pelos fiscais Newton Júnior e Jorge Fiel, que realizaram a apreensão dos instrumentos em diversos comércios e feiras livres da região.
A operação faz parte de uma série de ações intensificadas pelo Imepi em estabelecimentos comerciais que utilizam balanças de pesagem, com foco especial em pontos de venda de pescados e outros alimentos vendidos por peso. A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, destacou o aumento no número de irregularidades encontradas durante as fiscalizações.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Estamos encontrando um alto índice de irregularidade durante as fiscalizações de balanças de pesagem. Somente neste mês de agosto, nossos fiscais já retiraram de circulação balanças de pesagem nas cidades de Teresina, Floriano, Parnaíba, Demerval, além de municípios vizinhos. Vamos continuar intensificando as fiscalizações para combater o uso de balanças piratas e evitar que o consumidor seja lesado na hora da compra”, afirmou Patrícia Leal.
O Imepi alertou os empresários sobre os riscos de adquirir balanças importadas sem a devida regularização pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para os consumidores, o órgão orienta que uma balança pode ser considerada falsificada se as informações estiverem em língua estrangeira ou se o equipamento não possuir o selo de verificação do Inmetro.
A população também foi incentivada a denunciar ações suspeitas ou irregulares através do canal de atendimento do Imepi, disponível pelo WhatsApp da ouvidoria do órgão: (86) 99456-1921.
Fonte: Governo do Piauí