Minha Casa, Minha Vida atinge 1 milhão de contratações em setembro
Se trata de 50% da meta de 2 milhões de moradias contratadas, antecipando cronograma previsto até o final de 2026
O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) está avançando mais rápido do que o cronograma inicialmente previsto, segundo o ministro das Cidades, Jader Filho. Durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro afirmou que o governo está próximo de atingir 1 milhão de casas contratadas até o final de setembro, o que corresponde a 50% da meta estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o programa. A meta total de contratações do MCMV é de 2 milhões de moradias até o término do atual mandato presidencial.
“Já estamos bem perto de 1 milhão de casas contratadas, bem antes do que estava previsto, que seria entre o final de dezembro e o início de janeiro. Chegaremos, ainda em setembro, a 50% da meta determinada pelo presidente Lula”, declarou Jader Filho nesta quarta-feira (18). O cronograma foi superado devido ao ritmo acelerado das contratações e execuções, fator considerado positivo para a entrega de moradias populares no país.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O ministro anunciou também que uma nova seleção de projetos para o MCMV está prevista para 2024, o que ampliará ainda mais o número de unidades habitacionais disponíveis. Além disso, nas próximas semanas, o governo irá selecionar municípios com menos de 50 mil habitantes para receber novos recursos destinados ao programa, ampliando o alcance do MCMV em cidades de menor porte.
Em relação ao financiamento do programa, Jader Filho garantiu que todos os recursos já estão assegurados, sem risco de cortes ou contingenciamentos. “Não haverá atraso no repasse das obras, porque o recurso já está depositado nos fundos, justamente para evitar qualquer tipo de atraso nos pagamentos, dando segurança aos nossos construtores”, explicou. O ministro também reforçou a importância de agilidade na entrega das unidades habitacionais, destacando a urgência das famílias que aguardam o fim de sua condição de vulnerabilidade.
“Aquilo que queremos em troca dessa segurança é que os construtores entreguem o quanto antes essas unidades do MCMV, porque quem está morando de aluguel tem pressa. Quem está morando em área de risco tem pressa”, acrescentou Jader Filho.
Fonte: Agência Brasil