Metrô de Teresina passa a funcionar com tarifa zero a partir desta Terça (7)
Medida foi anunciada junto à inauguração da nova sede da Companhia Ferroviária do Piauí
O Governo do Piauí anunciou nesta segunda-feira (6) que o metrô de Teresina funcionará com tarifa zero a partir de amanhã (7). A novidade foi divulgada durante a inauguração da sede da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí, localizada na Estação Ferroviária da capital, e com a assinatura de contratos de crédito para a modernização do sistema de transporte público.
Dois contratos foram assinados com a Caixa Econômica Federal para viabilizar melhorias no metrô. O primeiro, no valor de R$ 97,1 milhões, será destinado à compra de novas composições do tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O segundo, de R$ 237,9 milhões, será utilizado na modernização da infraestrutura ferroviária de Teresina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Entre as melhorias previstas estão:
Aquisição de Novos Trens: Serão adquiridas duas composições de dois carros (capacidade para 400 passageiros) e uma de três carros (capacidade para 600 passageiros).
Novas Estações e Urbanização: Construção de três novas estações de passageiros e modernização das cinco já existentes, além da urbanização no entorno das estações.
Infraestrutura Ferroviária: Duplicação da via férrea, construção de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Poti, um viaduto ferroviário, e modernização dos sistemas de sinalização, telecomunicações e alimentação elétrica.
Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, informou que há estudos em andamento para expandir o serviço para outras três regiões da cidade que ainda não são atendidas pelo metrô. Segundo ele, a tarifa zero, aprovada pela Assembleia Legislativa na Lei Orçamentária, é parte do compromisso do Governo do Estado com a mobilidade urbana.
“O Governo do Piauí está investindo fortemente para modernizar o sistema de transporte público, promovendo mais acessibilidade e qualidade de vida para a população da capital”, destacou o governador Rafael Fonteles.
Fonte: Governo do Piauí