Pagamento de aposentados não será bloqueado por falta de Prova de Vida
Portaria suspende bloqueio de benefícios por seis meses; veja mudanças e orientações
O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), uma portaria que suspende, por seis meses, o bloqueio de pagamentos de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. O prazo vale a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ser prorrogado por igual período, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A prova de vida é o procedimento que comprova que o beneficiário continua vivo, requisito necessário para receber os pagamentos. Desde 2023, no entanto, essa responsabilidade não é mais do beneficiário, mas sim do próprio INSS.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cruzamento de Dados Automatizado
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explicou que o órgão utiliza cruzamentos de dados com outras bases governamentais para comprovar a existência dos beneficiários, reduzindo a necessidade de procedimentos presenciais.
“O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, afirmou Stefanutto.
De acordo com o INSS, o modelo de cruzamento tem sido eficaz. Em 2024, dos 36,9 milhões de beneficiários elegíveis para a prova de vida, 34,6 milhões tiveram os dados atualizados de forma automática até o dia 23 de dezembro.
Esclarecimento Sobre Notícias Falsas
O INSS também desmentiu boatos que circulam sobre a retomada da obrigatoriedade de a prova de vida ser realizada presencialmente pelo beneficiário. Essa informação é falsa, e os aposentados não precisam comparecer a agências para cumprir o procedimento.
Golpes Contra Beneficiários
O INSS alerta que não envia servidores às residências dos beneficiários nem solicita informações por mensagens de celular para a realização da prova de vida. Golpistas têm abordado aposentados por meios digitais ou presencialmente para obter dados pessoais, muitas vezes com o objetivo de contrair empréstimos fraudulentos.
Dicas de segurança:
Ignore mensagens que solicitam dados pessoais ou senhas para qualquer procedimento relacionado ao INSS.
Confirme informações diretamente pelos canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS ou a central de atendimento pelo número 135.
A suspensão do bloqueio para quem não realizou a prova de vida é uma medida que busca simplificar o acesso aos benefícios e garantir maior segurança aos aposentados e pensionistas.
Fonte: Agência Brasil